Você está em
NOTÍCIAS

Programa Dignidade Menstrual – Absorvendo Afetos: Entrega de Absorventes Promove Bem-Estar e Igualdade de Oportunidades

Na última quinta-feira, dia 20 de julho, um passo importante foi dado no âmbito da Saúde Menstrual em Santo Antônio do Sudoeste. O Programa Dignidade Menstrual - Absorvendo Afetos, lançado pela Secretaria de Assistência Social do município, realizou a entrega gratuita de kits de higiene menstrual, contendo absorventes, para adolescentes em situação de vulnerabilidade social que estão matriculadas em instituições de ensino.

Essa iniciativa pioneira é uma resposta concreta a um problema recorrente que afeta muitas jovens em nosso município. A falta de acesso a produtos de higiene menstrual não apenas pode gerar consequências negativas para a saúde, mas também tem sido um dos fatores que levam à evasão escolar durante o período menstrual.

O prefeito Ricardo, um grande apoiador do programa, enfatizou sua importância ao destacar que a medida visa melhorar a saúde das mulheres e, ao mesmo tempo, promover a igualdade de oportunidades. Ao fornecer os produtos essenciais para a higiene pessoal das jovens, o programa busca assegurar que elas possam frequentar a escola com dignidade e sem interrupções devido às limitações impostas pela falta de acesso a absorventes.

Além da entrega dos kits de higiene menstrual, a Secretaria de Assistência Social está desempenhando um papel fundamental ao oferecer suporte e orientação às mulheres. Informações sobre o ciclo menstrual, higiene adequada e cuidados pessoais durante o período menstrual são fornecidas, além de orientações sobre métodos contraceptivos e fertilidade, visando empoderar as jovens e proporcionar conhecimentos essenciais para o autocuidado e a saúde feminina. Para isso, agradecemos toda a atenção e o valioso apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa já está em vigor, e as adolescentes inscritas no programa têm a oportunidade de receber os absorventes gratuitamente, graças ao esforço conjunto da Secretaria de Assistência Social e do apoio incondicional do prefeito Ricardo. A expectativa é de que essa ação transformadora beneficie inúmeras jovens em situação de vulnerabilidade, garantindo-lhes dignidade menstrual e contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida.
Com o êxito desse programa pioneiro em Santo Antônio do Sudoeste, espera-se que outras cidades e municípios também se inspirem a implementar medidas semelhantes, garantindo o acesso universal a produtos de higiene menstrual e promovendo uma mudança significativa na vida de milhares de mulheres em todo o país.

d8547f0e-defe-468c-9bf4-0f89d721bbb6