Você está em
MUNICÍPIO

PROGRAMA CÃO COMUNITÁRIO

Cão Comunitário: Uma Abordagem Inovadora para o Manejo Populacional e Integração Social

Os cães comunitários, aqueles que vivem nas ruas e estabelecem vínculos afetivos com a população local, são uma realidade presente em muitas comunidades ao redor do mundo. Em 2008, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu a importância desses animais e definiu o conceito de "cão comunitário". A perspectiva do programa Cão Comunitário visa abordar de forma inovadora a questão da população de cães e promover benefícios tanto para os animais quanto para a comunidade.

*O Conceito de Cão Comunitário*

O cão comunitário é aquele que, apesar de viver nas ruas, desenvolve laços de afeto e dependência com a população local. Embora não tenha um tutor definido e único, ele é acolhido e cuidado por diversos membros da comunidade, criando uma relação de coexistência e apoio mútuo.

*O Programa Cão Comunitário: Benefícios para o Cão e a Comunidade*

O programa Cão Comunitário tem como principal objetivo a inserção desses animais em um conjunto de ações coordenadas, visando a associação de benefícios diretos e indiretos tanto para o cão quanto para a comunidade.

1. *Redução da Migração:* Ao proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para os cães comunitários, o programa contribui para reduzir sua migração em busca de recursos, o que pode resultar em conflitos e problemas de bem-estar animal em outras áreas.

2. *Barreira Sanitária e Reprodutiva:* Cães comunitários que recebem cuidados e acompanhamento veterinário podem atuar como barreiras para a disseminação de doenças e controlar o crescimento descontrolado da população de cães, ajudando a evitar problemas de superpopulação.

3. *Educação em Guarda Responsável:* A presença do cão comunitário na comunidade pode servir como uma oportunidade educacional para promover a guarda responsável e conscientizar os moradores sobre a importância da proteção e cuidado adequado com os animais.

4. *Registro e Identificação:* A inclusão dos cães comunitários em um programa formal permite que eles sejam registrados e identificados, facilitando a identificação de cada indivíduo e melhorando o controle populacional e a gestão de saúde.
4.1. Coleiras e identificações: Fica obrigatória a utilização da coleira com identificação quando o cão comunitário estiver em ambiente público. A coleira deve conter o nome do animal e o nome de pelo menos um dos responsáveis com respectivo contato. Nas casinhas dos cães comunitários (em ambiente público) deve conter obrigatóriamente a placa de identificação (fornecida após a realização do cadastro na Secretaria) fixada e visível. Os animais sem identificação (coleira ou placa da casinha) encontrados em ambiente público serão recolhidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável até a regularização da situação.

5. *Castração:* O programa visa fornecer serviços de cuidados veterinários, como castração, garantindo uma melhor qualidade de vida para os cães e reduzindo os riscos de transmissão de doenças.

6. *Das Obrigações:* O programa obriga os tutores a manter a Castração, Vacinação, Vermifugação e identificações dos animais em dia, além de que, os animais causadores de acidentes/incidentes devem permanecer em pátio adequado e fechado, não permitindo que volte a ocorrer. Sob pena de perder a autorização do programa Cão Comunitário. 

*Aceitação e Impacto Social*

Para que o programa Cão Comunitário seja eficaz, a aceitação do animal pela população local é crucial. Através de campanhas de conscientização e diálogo aberto com a comunidade, é possível construir uma relação de confiança e compreensão mútua, fortalecendo os laços entre humanos e animais.

Além dos benefícios diretos relacionados ao bem-estar animal, o programa também pode ter um impacto social significativo, promovendo uma maior coesão comunitária e estimulando a empatia e a compaixão em relação aos animais.

O programa Cão Comunitário representa uma abordagem inovadora e inclusiva para o manejo populacional de cães, enfatizando a importância da coexistência harmoniosa entre humanos e animais. Ao unir esforços do poder público, organizações de proteção animal e comunidades locais, é possível criar um ambiente mais seguro e saudável para todos os envolvidos. A valorização do cão comunitário como membro ativo da sociedade é fundamental para construir uma sociedade mais compreensiva e responsável em relação aos animais que compartilham conosco o espaço urbano.

Clique aqui para
| PREENCHER CADASTRO |