Você está em
NOTÍCIAS

Oficina promove o uso de defensivos alternativos e técnicas de poda para fortalecer a agricultura local

Renda Agricultor

No dia 24/08/2023, uma importante iniciativa colaborativa entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e a Secretaria Municipal de Agricultura foi concretizada, trazendo benefícios significativos para a comunidade local. A oficina focada em defensivos alternativos para Horta e Pomar, bem como técnicas de poda em árvores frutíferas, foi realizada como parte do programa "Nossa Gente Paraná" e contou com a participação das famílias envolvidas no Projeto Renda Agricultor.

O local escolhido para a atividade foi a região da linha Glória, uma área onde a maioria das famílias da etapa desse projeto reside. O objetivo central da oficina foi proporcionar uma experiência prática em campo, enriquecendo o conhecimento dos participantes com habilidades essenciais para o cultivo de hortas e pomares de maneira sustentável e eficiente.

Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em práticas fundamentais, incluindo a preparação de defensivos alternativos, como calda bordalesa e sulfocálcica, que são métodos naturais para o controle de pragas e doenças que frequentemente afetam cultivos. Além disso, os técnicos presentes compartilharam conhecimentos sobre a produção de inseticidas naturais, repelentes e até a confecção de armadilhas caseiras para auxiliar no controle de insetos indesejados.

Os instrutores da oficina foram Varlei Toller, representando o IDR-Paraná, Evandro Weide Fernandes, da Secretaria de Agricultura, e Cláudia Zimmermann, Assistente Social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que é a técnica de referência do programa. Essa equipe diversificada trouxe uma ampla gama de conhecimentos, abrangendo tanto os aspectos agrícolas quanto os sociais relacionados ao projeto.

A atividade não apenas proporcionou aos participantes um aprendizado valioso, mas também fortaleceu os laços comunitários, permitindo que agricultores locais trocassem experiências e conhecimentos entre si. A promoção de métodos alternativos e sustentáveis de cultivo não apenas beneficia a produção local de alimentos, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e a saúde das famílias envolvidas.

O sucesso dessa oficina destaca a importância da colaboração entre diferentes setores do governo e da sociedade para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades rurais. O compromisso demonstrado pelas entidades envolvidas é um exemplo inspirador de como a educação e a prática podem se unir para criar impactos positivos duradouros.