Sebrae inicia escola de líderes para o desenvolvimento da fronteira

Teve início nesta segunda-feira (21), a Escola de Líderes do Sebrae/PR, Núcleo Santo Antonio do Sudoeste, com o objetivo de capacitar lideranças para o desenvolvimento territorial da região que compreende, além do município sede, as cidades de Pranchita, Pérola D’Oeste e a municipalidade de San Antonio (Argentina). A Escola vai trabalhar a reflexão sobre o papel do líder e o desenvolvimento de seu poder de influência transformadora para além do seu local de atuação.  Quatro módulos, com os temas Cultura da Liderança, Liderança Comportamental,  Liderança Estratégica e Consultoria de Projetos, integram o conteúdo da capacitação.

O treinamento é dirigido para empresários e lideranças que atuam em entidades empresariais e públicas. A turma é formada por 35 pessoas que terão o desafio de integrar uma nova geração de líderes conscientes da importância da atuação das lideranças na sociedade, além das fronteiras institucionais. O Programa engloba Workshop de Liderança, Missão Técnica Internacional e desenvolvimento de projetos nas áreas de turismo integrado, ambientes de negócios – comitês das micro e pequenas empresas a Aduanas -, e a educação empreendedora.

Para o prefeito Zelírio Peron Ferrari a formação de líderes é uma questão estratégica para desenvolvimento da fronteira. “Ter líderes capacitados para assumir os desafios e apontar as soluções para os nossos problemas comuns, é  a possibilidade de termos uma sociedade melhor, mas desenvolvida e próspera, potencializando aquilo que temos de melhor. Pois, são as pessoas  que transformam, que fazem o desenvolvimento econômico acontecer nas empresas, cidades e nas nossas regiões”, destacou o prefeito, na abertura do encontro.

A previsão de conclusão da primeira etapa da formação de líderes esta prevista para o mês de junho. O grupo participará ainda de uma missão técnica na Espanha e em Portugal, onde conhecerão as experiências desenvolvidas por estes países no desenvolvimento territorial.