Prefeitos da região decidem não abrir UPA de Santo Antonio do Sudoeste

Os prefeitos dos municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Pranchita, Perola do Oeste, Bela Vista da Caroba e Pinhal de São Bento, estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (17), na prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste, para tratar sobre a Unidade de Pronto Antedimento (UPA). Os municípios, que haviam assinado em 2009 um termo de compromisso para a instalação da UPA, avaliaram como inviável a manutenção da parceria para o funcionamento do serviço. A estimativa de custo para o funcionamento da UPA custaria cerca de R$ 500 mil reais todos os meses.

O prefeito de Bom Jesus Sul, Cezar Bueno, relatou no encontro que direcionar os pacientes para a UPA de Santo Antonio do Sudoeste, além de ficar na contramão, se tornaria mais oneroso. Situação que foi compartilhada pelos demais prefeitos. “Hoje, se olharmos pela a logística, fica totalmente na contramão, pois o nosso paciente viria para Santo Antonio e caso necessitasse de um hospital, teria que voltar para Dionísio Cerqueira, onde somos conveniados. Isto certamente envolveria um custo muito maior”, relatou Cezar.

Segundo a coordenadora da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, que acompanhou a reunião, a situação da UPA de Santo Antonio é igual as regionais de Realeza e Dois Vizinhos. “A única UPA que esta em funcionamento é a de Francisco Beltrão, porem, não esta atendendo no molde microrregional, e atende no máximo Marmeleiro”, relatou. Cíntia destacou que a decisão de não abrir a UPA de Santo Antonio do Sudoeste foi tomada pelos prefeitos da região. “Os prefeito declinaram em migrar o atendimento da sua população para a Upa de Santo Antonio do Sudoeste. Essa decisão não foi do prefeito Zelírio, mas sim da microrregião (prefeitos)”, destacou Cíntia.

Para a secretária de Saúde, Maria Elisa Gomes Alves Pereira, o município agora vai buscar as orientações junto ao Ministério da Saúde, para decidir os próximos passos que serão adotados. “Vamos procurar a Ministério da Saúde para saber qual o destino que será dado ao prédio. Não temos dúvidas que vamos utilizar esta estrutura para melhor o nosso serviços de saúde, e quem sabe, instalar um pronto atendimento 24 horas para a nossa população”, concluiu.