Você está em
NOTÍCIAS

Prefeito Zelírio avalia primeiros quatro meses de gestão na Prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste

Nas últimas duas semanas o prefeito municipal de Santo Antonio do Sudoeste, Zelírio Peron Ferrari, se reuniu com os secretários municipais para avaliar as ações desenvolvidas nos primeiros quatro meses de mandato e para fazer o diagnóstico do município.

No encontro o prefeito tratou ainda, com cada um dos secretários, sobre as ações prioritárias para as pastas. “Eu acredito que só com planejamento podemos otimizar melhor a estrutura e o orçamento do município, assim teremos condições de atender as demandas e as reivindicações da nossa população, principalmente em um momento onde os recursos são tão escassos”, destacou o prefeito.

A partir das reuniões e do diagnóstico surgiram quatro grandes ações que serão desenvolvidos pelo Governo Municipal: Porto Seco, Cidade Limpa, Estradas de Qualidade e o Saúde Humanizada. Acompanhe a entrevista.

O Porto Seco vai ser umas das principal prioridade do governo?

Zelírio – Na última semana recebemos duas importantes notícia. A primeira que trata sobre o reconhecimento, pelos governo Brasileiro e Argentino, de que Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio são localidades fronteiriças vinculadas. Isso significa que agora temos todas as condições para instalarmos o nosso Porto Seco, já que este decreto regulamenta o regime de comércio fronteiriço de mercadorias. Também recebemos da Inspetoria da Receita Federal que o processo de alfandegamento da nossa aduana esta bastante adiantado, como por exemplo o reconhecimento da nossa ponte internacional, que falta apenas a publicação da portaria pelo DNIT, e a instalação do Posto Migratório da Polícia Federal e a Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional, que aguarda despachos finais dos órgãos responsáveis. Essa pauta é a nossa grande prioridade e estamos trabalhando todos os dias nela.

O que seria o programa Cidade Limpa?

Zelírio – É uma ação intersetorial que vai envolve todas as secretarias e tem como objetivo deixar a cidade mais bonita. O projeto prevê, além da organização da Associação de Recicladores, mutirões de limpeza nos bairros e no centro, incentivo aos jardins residenciais e construção de calçadas, campanhas educativas e de conscientização sobre a separação do lixo e o paisagismo nos espaços públicos, praças, canteiros e rótulas.

Para interior vai ser lançado o Programa Estradas de Qualidade. Como vai funcionar?

Zelírio - A intenção do Governo Municipal é recuperar todas as estradas do interior e finalizar os trechos das estradas gerais que ainda não possuem calçamento. O programa, no primeiro momento, vai reunir os agricultores das comunidades para debater as demandas de cada região, incluindo os serviços nas propriedades. A partir disso vamos organizar um cronograma de ações a serem feitas, atendendo a necessidade de todos os produtores rurais do município.

E o programa Saúde Humanizada, qual o objetivo?

Zelírio - Garantir saúde gratuita e humanizada é o grande desafio do Governo Municipal. Após a realização do diagnóstico de todo o setor, foi identificado a necessidade de informatizar todo o sistema de saúde, através do prontuário eletrônico. Com a informatização, além de agilizar o atendimento, o sistema vai permitir um acompanhamento efetivos dos pacientes e o agendamento de consultas, evitando as filas. Além disso, pretendemos criar o Centro Especializado em Saúde, para exames, consultas com especialistas e atendimento odontológico especializado.

O senhor se reuniu também com todos os secretários para avaliar cada uma das pastas. Qual o diagnóstico apontado na área da saúde?

Zelírio – Para se ter ideia, o município conta com nove Unidade de Saúde, uma unidade central e um CAPS, e só nos quatro primeiros meses de governo, passaram pelos postos  18.796 pessoas. Na odontologia foram atendidos 5.301 pacientes. Entre exames, raio-x e eletrocardiogramas, no período foram 16.674. Somente a frota da saúde (carros, ambulância e ônibus) percorreu 122.380 Km, transportando pacientes para outros centros. Isso acende a luz vermelha.  Mas não são apenas números, em apenas quatro meses 137 cirurgias foram realizadas. Contratamos uma médica cardiologista e nos próximos dias serão licitados um novo ônibus e um micro-ônibus, para garantir transporte de qualidade para as pessoas que precisam de atendimento em outras cidades.

Na educação prefeito, o o foco será melhorar a qualidade do ensino?

Zelírio –  A rede municipal de educação conta com 13 escolas de ensino fundamental e 5 centros  de educação infantil. São mais de 2.350 alunos. A principal ação neste setor foi levantar as demandas de cada uma das escolas, para saber a necessidade de reformas e modernizações. Realizamos a manutenção de todos os ônibus do transporte escolar, garantindo segurança aos alunos. Além disso, foi realizado o planejamento em todas as unidades de ensino, tendo como foco a relação pais/escola, alimentação saudável e  qualidade do ensino. A capacitação dos profissionais também é prioridade, para isso foram realizados cursos e oficinas. No ensino superior, o Polo (UAB)  Universidade Aberta do Brasil de Santo Antonio do Sudoeste realizou o vestibular para três novos cursos, 100% gratuitos em convênios com a Unioeste – Letras/Libras Bacharel, Letras/Libras Licenciatura e Tecnólogo em Gestão Pública,  e também um curso de pós graduação em inglês, com isso, os nossos jovens  estudam aqui.

A assistência social é uma das áreas mais sensíveis, qual a avaliação destes primeiros meses?

Zelírio – Sim, essa é uma área que demanda muita atenção do governo.  Por isso contamos com uma equipe de CRAS e uma equipe de CREAS, onde são atendidos famílias e indivíduos em situações graves, desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Nos quatro primeiros meses do ano foram atendidos mais de 3.916 pessoas. Atualmente contamos com 897 pessoas que recebem bolsa família. Além do atendimento individual são realizadas cotidianamente atividades coletivas, visitas domiciliares, estudo social, atendimentos psicológicos, acompanhamentos e oficinas com as famílias atendidas.

Qual a avaliação do setor rodoviário e urbano?

Zelírio – A primeira ação que fizemos foi a recuperação de máquinas e veículos. Na ação foram investidos cerca de 500 mil reais. No setor rodoviário realizamos serviços de recuperação de estradas iniciando pela comunidade de Boa Vista do Capanema até a Garganta. Além das vias, foram cascalhados pátios de aviários, acessos das propriedades, bebedouros e terraplanagens para galpões de gado leiteiro. No urbanismo foram desenvolvidas ações de limpeza, cortes de grama, recolhimento de entulhos e galhos em todos os bairros. Foram plantadas 80 mudas de arvores nativas e 30 exóticas em espaços públicos. Também foi realizada a limpeza geral do porque e dos lagos, recuperação da quadra de vôlei de areia e acompanhamento e apoio nas obras de pavimentação e do conjunto habitacional Parque do Embaúvas.

Quais as ações na agricultura?

Zelírio – Ampliar os serviços de assistência aos agricultores tem sido o nosso principal objetivo. Nos primeiros meses deste ano foram realizadas atividades de capacitação e orientação aos produtores. Para garantir água de qualidade, foi finalizada a rede de água que vai atender 56 famílias das Linhas Formosa, General Rondon e São João. E foi iniciadas as obras da rede de abastecimento de água da Linha Glória, que vai atender 54 famílias. Também esta sendo executado o programa de proteção de nascentes, e já foram executados serviços nas Linhas Barra das Antas e Tarumã, atendendo 10 famílias. Na última semana foi lançado o programa Renda Agricultor Familiar, voltado às famílias de baixa renda que vivem na zona rural. As famílias vão receber o benefício de até R$ 3 mil, para a execução de projeto para a geração de renda na propriedade.

O esporte tem movimentado bastante o município?

Zelírio – Sim, muitas atividades estão sendo desenvolvidas pelo nosso departamento de esportes. A principal dela é a reativação das nossas escolinhas esportivas que atende 320 alunos. Destaco nas atividades esportivas o Circuito Municipal de Futebol Sete, o Dia de Pesca no Lago, o Torneio Tiradentes, o I Encontro Internacional de Parapentes, o Circuito de Vôlei de Areia e a nossa participação em competições regionais. Além disso, vamos sediar a etapa regional dos Jogos Escolares, sendo que a data ainda não foi definida pelo Governo do Estado. É importante destacar que o departamento de esportes conta com um calendário esportivo com atividades previstas para todo o ano.

 

Assessoria de Comunicação

Using the best Android TV Boxes for an Android Smart TV experience in your living room. tv box 2017 /  android mini pc /  android tv apps /  smart tv box /  android tv stick /  android mini pc /  best tv streaming device /  tv boxes /  kodi tv /  smart box for tv /  mini tv /  android tv stick /  tv wholesale /  android tv /  tvbox /  android tv stick /  best streaming device /  stream box /  android tv app /  android tv /  streaming boxes /  streaming tv devices /  tv box 2017 /  best streaming box /  best android tv box /  best streaming box /  android streaming box /  tv moving box /  android tv stick /  tv streaming devices /  kodi tv /  android tv apps /  android tv box review /  tv box /  android tv box review /  tv shipping box /  tv streaming devices /  android media box /  tv boxes /  mini tv /  tv streaming devices /  kodi tv /  kodi tv box /  android tv stick /  mx box /  tv box /  android streaming box /  smart tv box /  xbmc box /  tvbox usa /  xbmc box /  android smart tv box /  box tv /  streaming box /