22/10/2013 | 10:10:53 - Novo encontro do Projeto Fronteira dá início à Escola de Líderes, desta vez sediado por Santo Antonio do Sudoeste

O Projeto Fronteira, de autoria do SEBRAE – PR, em parceria com as administrações municipais de Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio – Argentina, teve mais uma etapa do projeto realizado. O encontro ocorreu na tarde e noite do dia 10 de outubro e no dia 11, durante todo o dia, teve início os encontros da Escola de Desenvolvimento de Líderes.

Participaram desse importante encontro líderes de ambos os munícipios, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos, criar projetos e discutir ações que propiciem o desenvolvimento da região de fronteira.

Nézio da Silva, representante do SEBRAE –PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e responsável pelo projeto fronteira, explanou que este encontro foi mais uma ação estratégica desenvolvida em Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio dentro do Projeto Fronteira, que a busca, a integração e a participação transfronteiriça, visando transformar a região em um referência de cooperação internacional.

A Escola de Líderes vem com o objetivo de fortalecer o comitê formado nestes municípios. Para esta, ele informou que estão trazendo aos municípios especialistas, neste caso, Adilson dos Santos, de Curitiba, que, segundo Nézio da Silva, é facilitador do Empretec (Consultoria Empresarial e Tecnológica) e possui uma grande experiência como consultor em programas de lideranças, proporcionada pela escola de líderes, que trabalha basicamente três eixos: a liderança empreendedora; a cultura da liderança, que trabalha com os comportamentos de cooperação e de como trabalhar em grupo; e o líder que trabalha com base em plano de ação ou em projeto.

“A avaliação que temos tido com este projeto é extremamente positiva, tanto da presença das lideranças do lado de Santo Antonio do Sudoeste, quanto do lado da Argentina, de San Antonio. O engajamento das prefeituras e da Associação Comercial e Empresarial é muito significativo e, principalmente, a motivação destas pessoas, tanto dos líderes, quanto dos empresários e representantes das entidades que participam”, destacou ele.

Frisou que é interessante destacar este tema, pois demonstra o interesse genuíno das pessoas, que, mesmo estando envolvidas na organização da tradicional Festa Internacional do Frango, que está realizando-se durante esta semana, fizeram um esforço adicional para participar dos encontros. Conforme Nézio da Silva, isto é um sinal concreto do interesse e também se reflete na perspectiva de outras ações que estão sendo organizadas para o ano que vem, exemplo disso, é a discussão da possibilidade de implantação do Empretec, já no primeiro trimestre de 2014.

Segundo ele, “ainda este ano, possivelmente estaremos fazendo uma oficina, com o tema ‘o poder das equipes que transformam’, buscando apoiar as ações que serão desenvolvidas após a Feira. Tudo isto é um sinal de que aqui há um grande potencial”.

Nézio da Silva explanou que no último encontro de planejamento realizado, comentaram que trabalhar com dois municípios do mesmo nome, dois estados e dois países é muito singular e se ainda houver alguns eixos que estabeleçam a cooperação com contrapartida dos dois municípios esta potencialidade se somará e deve ser cada vez mais estimulada.

Nos dias 10 e 11 de outubro foi trabalhada com os líderes a questão da Cultura das Lideranças; nos dias 31 de outubro e 1º de novembro será cogitado o tema Liderança Empreendedora; no dia 18 de novembro o consultor estará realizando duas horas de consultoria dos projetos que o grupo estará estruturando; e no dia 28 de novembro acontecerá o encerramento. Em sala, a carga horária prevista é de 40 horas.

Valdir Oldra, vice-prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, frisou que desde a criação do Projeto Fronteira, entre Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio, várias lideranças participaram destes encontros ocorridos nos últimos meses, com o objetivo de formar grandes lideranças na fronteira, para que esta se desenvolva e progrida.

Segundo ele, neste momento, nada mais importante do que a realização da Escola de Líderes, que estará auxiliando, repassando mais informações e formando as pessoas que já são grandes lideranças perante a sociedade. Realçou que esta parceria entre os dois municípios irá contribuir significativamente com o avanço da fronteira e com o desenvolvimento de ambas as municipalidades, deixando a rivalidade “Brasil X Argentina” de lado.

“Em nome da Administração Municipal quero dizer que estamos muito felizes em mais uma vez estar participando deste curso, juntamente com todas as lideranças. Queremos que este projeto, realizado junto aos nossos vizinhos argentinos, vinha fortalecer os laços de amizade e trazer o desenvolvimento para Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio”, argumentou Valdir Oldra.

Ele salientou que na volta do Prefeito Municipal, Ricardo Ortiña, grandes conquistas serão anunciadas ao Município, fruto de um trabalho árduo, sério e competente realizado desde o primeiro dia de administração.

 Clodomir Fiorentin, Secretário de Administração de Santo Antonio do Sudoeste, destacou que nestes dois dias foi realizado um trabalho muito extenso, em que se notou que há a participação de lideranças novas, de pessoas jovens que estão buscando formação e aperfeiçoamento e que futuramente irão contribuir com o avanço da municipalidade e da região.

Para eles, estes encontros servem como uma troca de experiências e de ideias informou que sempre há um monitor para acompanhar e fazer com que os assuntos fluam dentro do grupo de trabalho. Explicou que a grande inovação do Projeto Fronteira é que são os líderes das municipalidades que o constroem, não é um projeto que já possui suas regras ditadas, é o grupo formado nos municípios que criam e discutem as informações, transformando-as em ações concretas na fronteira.

“O Projeto Fronteira é o novo passo para o amplo desenvolvimento e a ampla integração entre Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio”. Finalizou dizendo que conta com a participação de todos do Município para o desenvolvimento da fronteira através deste projeto.

(Assessorias)

IMPRIMIR   |    MANDAR POR EMAIL

SERVIÇOS CIDADÃO

Nota Fical Eletronica

DESTAQUES

Facebook
rodape
Atendimento (46) 3563.8000
contato@pmsas.pr.gov.br

Endereço:
Avenida Brasil, 621, CEP 85710-000
Santo Antonio do Sudoeste - PR


© 2014 - Desenvolvimento: Portal Tri
mandar por e-mail
* campos são obrigatórios