Município lança projeto “Santo Antonio Joga Limpo”

Na manhã desta terça-feira (04) aconteceu o lançamento do projeto Santo Antônio Joga Limpo. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, o projeto tem com objetivo, desenvolver, mobilizar e acompanhar os cidadãos das comunidades rurais e dos bairros urbanos em relação a importantes temas ambientais como: coleta seletiva, reciclagem e qualidade da água. O evento foi acompanhado pelo prefeito, Zelírio Peron Ferrari, pelo vice-prefeito, Márcio Edgar Galvani, pela primeira dama, Mari Vargas, pelas secretárias Maria Elisa Gomes Alves Pereira (Saúde) e  Ivone Dalabrida (Educação)pelos professores, ela diretora da Vigilância Sanitária, Maíra Regina Sguarezi, pais e alunos.

Uma das ações do projeto é a distribuição de lixeiras em escolas e centros de educação infantis da rede municipal de ensino, iniciada pela Escola Professor Guilherme Blick. “Pretendemos instruir a população, quanto a temas como separação de resíduos, preservação ambiental, conservação da água e solo”, destacou a secretária de Saúde.

Outra expectativa esperada com a execução do projeto é a ampliação e organização da coleta seletiva em todas as comunidades do município. A iniciativa pretende instrui famílias moradoras nas zonas urbanas e rurais, buscando ações junto a separação e destinação correta dos resíduos sólidos.

No projeto estão previstas ainda: realização de oficinas temáticas sobre a politica nacional de resíduos sólidos; transformação de resíduos sólidos recicláveis; cursos sobre geração de renda e segurança para catadores de materiais recicláveis; arborização e plantio de mudas em áreas depauperadas na cidade; e oficinas ligadas à educação ambiental.

O prefeito destacou, na atividade, que esta iniciativa integra o programa Cidade Limpa, que será lançado nos próximos dias, com o objetivo de deixar o município mais bonito, melhorar a autoestima das pessoas e contribuir com a preservação do ambiente. “Acredito que o principal passo para o sucesso deste projeto estamos dando hoje, com os nossos alunos, pois a educação é o melhor caminho para melhorarmos a sociedade, nos conscientizarmos sobre a preservação e o cuidado com o local onde vivemos”, concluiu Zelírio.